domingo, 6 de dezembro de 2009

Oficina: Construtivismo.




Esta oficina cujo tema foi Construtivismo foi realizada no dia 23/11/2009 na Faculdade de Educação (UFBA) do curso de Pedagogia para a disciplina Didática.

Construtivismo é uma das correntes teóricas empenhadas em explicar como a inteligência humana se desenvolve partindo do princípio de que o desenvolvimento da inteligência é determinado pelas ações mútuas entre o indivíduo e o meio.

A idéia é que o homem não nasce inteligente, mas também não é passivo sob a influência do meio, isto é, ele responde aos estímulos externos agindo sobre eles para construir e organizar o seu próprio conhecimento, de forma cada vez mais elaborada.

A equipe socializou um curta-metragem:
• VISTA A MINHA PELE

vídeo ficcional-educativo
Vídeo curta-metragem, com duração de 15 minutos, roteiro escrito por Joel Zito Araújo & Dandara,dirigido por Joel Zito Araújo,com a produção Executiva de : Lilian Solá Santiago, Direção de Produção: Daniel Solá Santiago e produção: Casa de Criação.

Na minha visão, o curta é mais um filme daquela safra que não fecha nada, ou seja, abre diversas interrogações preciosas e necessária de serem feitas neste Brasil. Despertam a pergunta simplória “existe racismo no Brasil?”, ou de forma mais elaborada “como o racismo opera de fato?”.
De qualquer forma é uma obra importante num período que diversas pessoas falam, como querendo acreditar no seu discurso, que o Brasil está mudando e se tornando menos racista. O áudio visual brasileiro continua cerceado com a brancura dos atores e temáticas, apesar do acesso de alguns atores e atrizes negros(as) a papéis razoáveis. Na verdade talvez a temática atualmente seja o elo mais fraco tendo em vista que não temos diretores, roteristas, produtores, escritores, etc. negros, ou mesmo com a sensibilidade para a temática racial. O diretor deste filme, Joel Zito, é uma exceção que confirma a regra.

Imagem disponível em: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgYI2O1K1kKA9JBkyDXri651iQnKOZQW_UCelawxBhG7JRBCL4mdcHbduu-AJ4-XeyRuRkp16TqqhgsIWf_G-faj7CnWSqc9G5JMOL8tvNOLGjhVkwhi35eJpZOaQR7mf5zGSwuLZh25-jz/s1600-r/P7220056.JPG

Nenhum comentário:

Postar um comentário