domingo, 6 de dezembro de 2009

Oficina: Tecnologia da Informação e Comunicação





Enfim, a minha equipe!!!

...Não se trata então, apenas, de substituir o professor ou o livro pelo audiovisual e sim de utilizar o, melhor dos recursos para conversas orientadas, para “viagens imaginárias” no mundo do conhecimento...

A relação entre didática e recursos auxiliares do ensino-como as novas tecnologias eletrônicas de comunicação e de informação. A Educação escolar não sofrerá as alterações estruturais e significativas de que tanto precisa. As alterações ocorridas a partir dos avanços da tecnologia invadem o nosso cotidiano. As facilidades de comunicação e informação traduzem-se em mudanças irreversíveis nos comportamento pessoais e sociais.

Para Harnad (1991),com o advento das tecnologias,iniciamos a quarta revolução na história do pensamento e do conhecimento humano.A quarta revolução estaria ocorrendo com as possibilidades interativa de leituras e escrita virtuais,na tela do computador.E Chartier (1993) considera a existência de duas rupturas fundamentais na história da leitura na Europa.A primeira, quando os leitores se tornaram silencioso e visuais.A segunda, no século XVIII, com a difusão de textos impressos e alfabetização dos cidadãos das grandes cidades.E a ruptura atual acontece com a passagem do livro,do jornal,ou outro texto para o texto eletrônico

A escola ainda continua a mesma em alguns aspectos:

Com livros e cadernos;

Com lousa (quadro- negro, verde, branco...) e giz;

A função do professor é apresentar oralmente o assunto, escrever na lousa alguns assuntos. E os alunos têm a função de copiar o que está escrito, fazer leituras de textos, sentam-se separadamente e permanecer em silêncio. O papel do professor e da escola, nesta nova sociedade, mudou. Antes a escola era o lócus privilegiado do saber, sendo o professor a principal fonte de conhecimentos para sociedade. A escola era a instituição responsável pela transmissão da memória social e cultural. Como alterar a realidade para uma visão positiva de recursos no ensino se:

Os alunos- professores raramente sabem utilizá-los.

Os próprios professores consideram o uso dos recursos audiovisuais como “apelativos”, recorrendo aos textos escritos;

Existe um desconhecimento na utilização de recursos audiovisuais em salas de aula de todos os níveis. Embora a escola não tenha mudado culturalmente as pessoas mudaram. Para os alunos, o professor não é a única nem a principal, fonte do saber. Os alunos não possuem mais o raciocínio tão linear, se envolve com os aspectos globais como o lado afetivo, o cognitivo, o intuitivo.

Possuem comportamentos de aprendizagem mais abrangente e qualitativamente diferente do que a escola deseja que aprendam. Fora da escola tanto os professores como os alunos ouvem música em seus diversos aparelhos; vêem televisão, assistem a filmes e shows, são pessoas comuns, são iguais, cidadãos. Através dos meios de comunicação recebem diversas informações; acontecimentos; descobertas científicas e históricas importantes, porém não existe uma discussão sobre eles na escola.

Presa à estrutura burocrática conservadora, a escola fecha-se diante dos avanços da sociedade e regulamenta-se por regras próprias. A utilização de recursos tecnológicos na sala de aula não podem ser nunca a de se “ganhar tempo” ou a de preencher espaços vazios em virtude da ausência do professor e sem um objetivo pedagógico definido previamente. As tecnologias educacionais devem ser formas de conhecimento, para se adequar aos assuntos que se quer ensinar aos alunos. Aprender a viver no mundo da comunicação é aprender a falar, a ouvir, a compreender a respeitar.

O professor como “líder de opinião. O sucesso da atuação do professor nesta sociedade de mudanças rápidas e imprevisíveis está em sua formação. Espaços equipados com materiais onde alunos e professores possam interagir com as tecnologias. Professores prontos para trabalhar pedagogicamente com a linguagem audiovisual. Essas práticas e atualizações precisam ocorrer da maneira mais abrangente e revolucionária possível. Espaços equipados com materiais onde alunos e professores possam interagir com as tecnologias. Professores prontos para trabalhar pedagogicamente com a linguagem audiovisual. Essas práticas e atualizações precisam ocorrer da maneira mais abrangente e revolucionária possível.

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