O texto faz uma análise, em primeiro momento, do papel da disciplina antes de sua inclusão nos cursos de formação de nível superior, entre os períodos de 1549 e 1930. Logo após, procura reconstruir a trajetória da didática a partir da década de 30 até os dias atuais.
A educação não era considerada um valor social importante, porque nesse período existia uma sociedade econômica agrário-exportadora-dependente, explorada pela Metrópole, ou seja, Portugal. Nesse período os jesuítas vieram com a tarefa educativa que estava voltada para a catequese e instrução dos indígenas,porém , para elite era oferecido outro tipo de educação.Sendo assim,os jesuítas foram considerados os principais educadores de uma boa parte do período colonial (1549-1759).
É um livro que retrata bem a educação e as prática da didática dos primórdios a atualidade.
Referência:
VEIGA, Ilma.Didática:uma retrospectiva histórica.In:VEIGA,Ilma P. A. (org).Repensando a Didática.Campinas,SP:Papirus,1992.(pp 25-40)
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