quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Didática e sociedade: O conteúdo implícito do ato de ensinar.

O referido texto trata da didática como uma disciplina que foca também na dinâmica da sociedade. Agrupando a técnica, a uma forma singular de se ensinar de uma maneira direta ou indireta um saber. O mais destacado neste texto é a não-neutralidade da prática pedagógica, e como o próprio título já sugere, existe um conteúdo implícito no ato de ensinar. Levando em conta que todo ser humano carrega em sua oratória uma série de conhecimentos pré-adquiridos, não é de se estranhar que o professor tenha consigo a falta de neutralidade que por si só evidencia a relação entre o caráter social-individual da escola. Ao longo do texto, a autora faz um “passeio” na sociedade e como foram se dando as teorias de ensino, utilizando o pensamento de Comenius como expressão das transformações econômicas, políticas e ideológicas a partir da sociedade feudal. Cita também Marx para relacionar o conteúdo-forma do ato de ensinar onde ele leva em conta “as relações existentes entre o estágio de desenvolvimento das forças da sociedade, entre o desenvolvimento dos meios materiais de produção e o desenvolvimento histórico da sociedade.” Seguindo cita Gramsci entre outros teóricos e conclui assim dizendo:” a didática pode contribuir para desenvolver uma compreensão crítica da arte de ensinar na medida em que for trabalhada do ponto de vista da relação conteúdo-forma.”.


Referência:

DAMIS,Olga.Didática e Sociedade:o conteúdo implícito no ato de ensinar.In:VEIGA,Ilma P.A.(org)DIDÁTICA:O ensino e suas relações,Campinas,SP;Papirus,1996.(pp09-32)

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