sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Oficina: Ludicidade.







A ludicidade é um fazer humano mais amplo, que se relaciona não apenas á presença das brincadeiras ou jogos, mas também a um sentimento, atitude do sujeito envolvido na ação, que se refere a um prazer de celebração em função do envolvimento genuíno com a atividade, a sensação de plenitude que acompanha as coisas significativas e verdadeiras. (Luckesi, 2000,52)

A oficina cujo tema era Ludicidade foi realizada na (UFBA/FACED),no dia 23/11/2009 para a disciplina Didática,do curso de Pedagogia.

A equipe organizou alguns jogos que forão feitos, respectivamente, na seguinte ordem:

1. Bingo – O bingo é uma dinâmica de apresentação que pode ser feita a partir do 2º ano do Ensino Fundamental. Pedir que os alunos, quando chegarem à sala, coloquem seus nomes em um pedaço de papel que deverá ficar com o professor. Quando todos já estiverem na sala, pedir para que os alunos peguem uma folha de ofício e dobrem em três partes e em seguida abram a folha e coloquem em cada quadrado marcado, um nome de um colega de classe. O bingo será cantado pelo professor e com os nomes que estão no papel entregue no começo da aula. A intenção não é apenas fazer o aluno bingar, mas proporcionar um primeiro contato descontraído. Por isso, deve - se tirar todos os nomes.

2. João, José e Maria – Cantiga que proporciona maior possibilidade de atenção dos alunos, principalmente na questão da lateralidade. Recomendado a partir dos 6 anos, podendo ser feito em todo Ensino Fundamental. Em filas indianas, coloca-se 4 ou 5 alunos que devem seguir a cantiga. Quem errar ao comando ficará em posição contrária dos seus colegas, o que dificultará o jogo já que a nova posição permite uma visão espelhada do colega que estará neste momento a sua frente.
Cantiga: José é pra direita, João é pra esquerda e Joana não pula... Agora é pra valer, não pode nem mexer: José pra direita, João é pra esquerda e Joana não pula! Joana, José, João!

3. Quem conduz – Jogo que também desenvolve a percepção de lateralidade e tempo do educando, além de proporcionar uma socialização maior com a turma. O jogo poderá começar em dupla e com o decorrer virar um trio, um quarteto e assim sucessivamente. Começa o jogo com um colega guiando seu par que deverá estar com os olhos fechados, recebendo os comandos apenas pelo toque das mãos de quem está guiando. A intenção é que todos cheguem em todas as extremidades da sala sem tocar nas outras duplas.

4. Dominó – Jogo matemático com pedras confeccionadas com as quatro operações. Os alunos devem efetuar a operação e ver qual será a próxima pedra a ser jogada. O número de jogadores por partida é definido a partir da quantidade de pedras criadas.

5. Ditado de palavras – Um ditado diferente, onde quem dita as palavras são os próprios alunos.

6. Criação de um brinquedo – Material: Copo descartável, barbante, papel, fita adesiva e palito de fósforo.
Breve conceito de Ludicidade...

Imagem disponível em: http://integracao.fgvsp.br/ano10/08/publicacoes.htm

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