terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Oficina: Diferenças e Diversidade.




A equipe foi muito bem organizada, propocionou um cenário muito interessante, cheio de informações, eu ADOREI !!

Segundo o Flyer disponibilizado pela equipe:

• Objetivo da oficina
Levar a turma de pedagogia da disciplina Didática a uma reflexão crítica acerca do tema Diferenças e Diversidade no contexto escolar, a fim de destacar a relevância deste tema para nós, futuros educadores.
• Justificativa
Pois faz-se necessário que o verdadeiro pedagogo esteja preparado para trabalhar com os educandos tendo em vista as diferenças e diversidades existentes na sala de aula.
• Conteúdo apresentado
Cultura Negra
Deficiência e Acessibilidade
• Momento cinema
Apresentação de vídeos sobre a deficiência /preconceito/discriminação e luta por acessibilidade.
• Etapa de Visita aos stands temáticos
A história do negro/negro no contexto escolar/cultura negra/discriminação/preconceito/Inclusão da cultura afro-brasileira nas escolas por lei.
A história dos deficientes na educação/Legislação de apoio as pessoas com deficiência.
• Apresentação de dança afro (3 convidadas Nicélia,Tainá e Tatiana)
• Depoimento de uma professora do ensino fundamental chamada Renata Lima formada pela (UNEB), acerca de suas experiências na sala de aula no sentido de como lidar com as diferenças e diversidade na sala de aula.




Referências utilizadas:

JANNUZZI, Gilberta de Martino. A educação do deficiente no Brasil: dos primórdios ao início do século XXI. In: Cad. Pesqui. vol.35 no. 124 São Paulo Jan./Apr. 2005. Disponível em (Col. Educação Contemporânea).

GONÇALVES,Luiz Alberto Oliveira .Negros e Educação no Brasil. In 500 anos de Educação no Brasil. Belo Horizonte: Autêntica, 2000.

Um comentário:

  1. Valeu Tainá,mas na verdade sem o apoio da sala como um todo de certo não alcançaríamos nossos objetivos,que era expor de uma maneira clara e objetiva a diversidade e diferenças existentes no contexto escolar.

    ResponderExcluir