domingo, 30 de agosto de 2009

Análise do texto “Tendências Pedagógicas na Prática Escolar” do autor Cipriano Luckesi.



Para Luckesi, o educador é todo ser humano envolvido em sua prática histórica trasformadora.
Educador é o profissional que se dedica a atividade,intencionalmente, criar condições de desenvolvimento de condutas desejáveis,seja do ponto de vista do indivíduo seja do ponto de vista do grupamento humano.
O educador é visto como um ser humano,que pode ser sujeito ou objeto da história.

Ao analisar as tendências pedagógicas que influenciaram e continuam influenciando o ensino-aprendizagem da arte, teremos condições de escolher qual a prática educativa mais adequada como caminho a seguir neste novo milênio.

Muito já se escreveu sobre as tendências pedagógicas relacionadas à nossa prática em sala de aula, portanto, neste estudo não é intenção discuti-las aprofundadamente, mas sim retomá-las como base para a compreensão e reflexão sobre a situação em que se encontram o ensino e a aprendizagem da arte na atualidade.

Mescla entre as tendências pedagógicas

Atualmente, percebe-se nas escolas brasileiras de Ensino Fundamental e Médio, bem como no Ensino Superior, a influência persistente das tendências tradicionais - escolanovista e tecnicista - permeando a ação dos professores no ensino-aprendizagem de arte. Tantas décadas se passaram e elas permanecem fortes em muitos estabelecimentos de ensino, norteando a prática de grande parte dos professores.

Referência:
LUCKESI, Cipriano.O papel da Didática na formação do Educador.CANDAU, Vera Maria”et alii”. A Didática em questão.Petrópolis, RJ:Vozes,1996.(23-30)

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